top of page

Resident Evil ( バイオハザード Baiohazādo, literalmente "Biohazard") é uma ação, aventura, ficção de horror jogo de vídeo baseado franquia de mídia criado por Shinji Mikami e de propriedade da empresa de videogames Capcom. A franquia centra-se em torno de uma série de survival horror jogos de vídeo, mas tem ramificações desde fora em quadrinhos, romances e dramas novelizations, som, uma série de não-canônico de filmes live-action e animação seqüelas para os jogos, e uma variedade de associado mercadoria, como figuras de ação. O enredo primordial da série centra-se em vários personagens e seus papéis na recorrentes surtos de zumbis e outros monstros, inicialmente devido à liberação do T -virus, uma arma biológica criada pela ficcional Umbrella Corporation.

 

O primeiro jogo de mesmo nome da série foi lançado em 1996 como um jogo de vídeo de sobrevivência horror, mas a franquia desde então tem crescido para englobar outros gêneros de jogos de vídeo. A série é uma mistura de ação e horror filme -inspired enredos, exploração e resolução de quebra-cabeça , mas a partir de Resident Evil 4 em diante, a série principal levou mais um shooter na terceira pessoa abordagem com menos quebra-cabeças e uma maior ênfase em tiroteios e armas upgrade. A partir de 2015, a série de videogames já vendeu 61 milhões de unidades em todo o mundo. Tornou-se cada vez maior franquia da Capcom em termos de vendas e marcou o início do gênero "survival horror", que já estava influenciado pelos esforços anteriores, como Sweet Home (também pela Capcom) eo Alone in the Dark série.

História

O horror de sobrevivência de vídeo game Resident Evil fez a sua estreia na PlayStation em 1996, e mais tarde foi portado para o Sega Saturn. Foi um sucesso crítico e comercial, que leva à produção de duas sequelas, Resident Evil 2 em 1998 e Resident Evil 3: Nemesis, em 1999, tanto para o PlayStation. Um porto de Resident Evil 2 foi lançado para o Nintendo 64. Além disso, as portas de todos os três foram lançados para o Windows. O quarto jogo da série, Resident Evil Code: Veronica, foi desenvolvido para a Sega Dreamcast e lançado em 2000, seguido pelos portos de 2 e 3. Resident Evil Code: Veronica mais tarde foi re-lançado para o Dreamcast no Japão em uma forma atualizada como Code: Veronica completo, que incluía ligeiras mudanças, muitas das quais giravam em torno de cenas da história. Esta versão atualizada mais tarde foi portado para o PlayStation 2 e GameCube, sob o título Code: Veronica X.

 

Apesar anúncios anteriores de que o próximo jogo da série será lançado para o PlayStation 2, o que resultou na criação de um jogo alheio intitulada Devil May Cry, criador da série 'eo produtor Shinji Mikami decidiu fazer a série exclusivamente para o GameCube. Os próximos três jogos da série-um remake do original Resident Evil eo prequel Resident Evil Zero, ambos lançados em 2002, bem como Resident Evil 4 foram todos lançados inicialmente como exclusividades GameCube. Resident Evil 4 foi liberado mais tarde para Windows, PlayStation 2 e Wii. Além disso, o GameCube recebeu portos das anteriores Resident Evil seqüelas. Apesar deste acordo de exclusividade entre a Capcom ea Nintendo, Capcom lançou vários Resident Evil títulos para o PlayStation 2 que não foram consideradas sequelas directas.

 

A trilogia de GunCon Compatível pistola de luz jogos conhecidos como o sobrevivente Gun série caracterizou primeira pessoa jogo. A primeira, Resident Evil: Survivor, foi lançado em 2000 para o PlayStation e PC, mas recebeu críticas medíocres. Os jogos seguintes, sobrevivente Resident Evil 2 Code: Veronica e Resident Evil: Dead Aim, se saíram um pouco melhor Dead Aim é realmente o quarto sobrevivente Gun jogo no Japão, com Gun Survivor 3 sendo o Dino Crisis spin-off Dino Stalker. Na mesma linha, o Chronicles série apresenta primeira peça pessoa jogo, embora em um caminho on-rails. Resident Evil: The Umbrella Chronicles foi lançado em 2007 para o Wii, com um seguimento, Resident Evil: The Darkside Chronicles lançado em 2009 .

 

Resident Evil Outbreak é um jogo on-line para o PlayStation 2, lançado em 2003, que descreve uma série de histórias episódicas em Raccoon City definido durante o mesmo período de tempo como Resident Evil 2 e 3. Foi o primeiro da série eo primeiro título de terror de sobrevivência para caracterizar a jogabilidade cooperativa e on-line para vários jogadores de apoio. Ele foi seguido por uma sequela, Residente Evil Outbreak File # 2. Raccoon City é uma metrópole localizada nas Montanhas Arklay da América do Norte que sucumbiram ao surto mortal T-vírus e foi, consequentemente destruídas através de um ataque de mísseis nucleares emitido pelo governo dos Estados Unidos. A cidade serviu uma junção crítica para 'progressão como um dos principais catalisadores para a queda da Umbrella, bem como o ponto de entrada para algumas das séries "a série personagens mais notáveis.

 

Resident Evil Gaiden é um jogo de ação-aventura para o Game Boy Color caracteriza um RPG de estilo sistema de combate. Houve também vários download jogos para celular com base na Resident Evil série no Japão. Alguns desses jogos móveis foram lançados na América do Norte e Europa, através da T-Mobile. Na Sony conferência de imprensa durante a E3 2009, foi anunciado que Resident Evil portátil seria lançado para o PlayStation Portable, descrito como um título totalmente novo a ser desenvolvido com o " PSP Go em mente "e" totalmente diferente para um Resident Evil jogo". No entanto, a partir de 2012, não há novos anúncios foram feitos, eo jogo é considerado como tendo sido cancelada.

 

Em março de 2011, a Capcom revelou o shooter na terceira pessoa Resident Evil: Operation Raccoon City, que foi desenvolvido pela Slant Six Games para a PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows e lançado em março de 2012. Um horror de sobrevivência jogo para a Nintendo 3DS , Resident Evil: Revelations, foi lançado em fevereiro de 2012. Em outubro do mesmo ano, a próxima entrada numerada na série principal, Resident Evil 6, foi lançado com críticas mistas, mas as vendas pré-encomenda entusiasmados.

 

Colecções HD liberados portos HD de Resident Evil 4, Resident Evil: Code Veronica X, Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles.

 

Em 2013, o produtor Masachika Kawata disse o Resident Evil franquia iria voltar a concentrar-se em elementos de horror e suspense sobre a ação, acrescentando: "Survival horror como um gênero é nunca vai estar no mesmo nível, financeiramente, como shooters e muito mais popular, jogos tradicionais. Ao mesmo tempo, eu acho que nós precisamos ter confiança para colocar dinheiro por trás desses projetos, e isso não significa que não pode se concentrar no que temos de fazer como um jogo de survival horror para atender às necessidades dos fãs".

 

Resident Evil: Apocalipse 2, um jogo episódico definido entre Resident Evil 5 e Resident Evil 6, foi lançado em Março de 2015.

 

Mídia adicionais
 
Filmes
 

Cinco filmes de ação ao vivo foram liberados sob o título de Resident Evil. Esses filmes não seguem premissa dos jogos, mas não incluem personagens do jogo Jill Valentine, Claire Redfield, Nemesis, Chris Redfield, Carlos Oliviera, Leon S. Kennedy, Ada Wong, Barry Burton e Albert Wesker, e foram todos escrito e produzido por Paul WS Anderson. Protagonista da série é Alice, uma personagem original criado para esses filmes. Apesar de uma reação negativa dos críticos, a série de filmes de ação ao vivo fez mais de 900 milhões dólar em todo o mundo. Eles são, até à data, as únicas adaptações de jogos de vídeo para aumentar a quantidade de dinheiro feita por cada filme de sucesso. A série detém o recorde para o "Most live-action Film adaptações de um jogo de vídeo" no 2012 edição do Guinness World Records Gamer , que também descreveu como "a série de filmes de maior sucesso de ser baseado em um jogo de vídeo".

 

  • Resident Evil (2002; dirigido por Paul WS Anderson)

  • Resident Evil: Apocalypse (2004; dirigido por Alexander Witt)

  • Resident Evil: Extinction (2007; dirigido por Russell Mulcahy)

  • Resident Evil: Afterlife (2010; dirigido por Paul WS Anderson)

  • Resident Evil: Retribution (2012; dirigido por Paul WS Anderson)

  • Resident Evil: The Final Chapter (2016; dirigido por Paul WS Anderson)

 

Dois filmes CGI foram produzidos baseado na série de jogos de vídeo, em vez de a franquia filme, estrelado por Leon S. Kennedy, Claire Redfield e Ada Wong, bem como novas personagens originais ao cânone.

 

  • Resident Evil: Degeneration (2008; dirigido por Makoto Kamiya)

  • Resident Evil: Damnation (2012; dirigido por Makoto Kamiya)

 

Além disso, há um filme autónomo curto, Biohazard 4D-Executer (2000).

 

O funcionário Resident Evil conta Facebook recomendado greve to Burn Productions 'filme de fã Resident Evil: Red Quedas: "Nós amamos ver todos os tipos de Resident Evil criações que nossos fãs fazem, este filme de fã 50 minutos é uma das mais impressionantes! " Resident Evil: Red quedas ocorre entre Resident Evil 5 e Resident Evil 6.

 

Novels
 

O primeiro Resident Evil romance era a novela de Hiroyuki Ariga Biohazard: The Beginning publicado em 1997 como uma parte do livro A Verdadeira História de Biohazard, que foi dado afastado como um bônus de pré-encomenda com a versão Saturn deBiohazard. A história serve como um prelúdio para os eventos do original Resident Evil, em que Chris investiga o desaparecimento de seu amigo desaparecido, Billy Rabbitson.

SD Perry escreveu novelizations dos primeiros cinco jogos, bem como dois romances originais que têm lugar entre os jogos. Seus sete títulos são:

 

  • The Umbrella Conspiracy, uma novelização do primeiro jogo.

  • Caliban Cove, um romance original definido após o primeiro jogo.

  • Cidade dos Mortos, uma novelização de Resident Evil 2.

  • Submundo, um outro romance original definido após Resident Evil 2

  • Nemesis, uma novelização do terceiro filme da franquia.

  • Code: Veronica, uma novelização do jogo homônimo.

  • Zero Hour, uma novelização do jogo prequel.

 

As novelas, muitas vezes tomou liberdades com o enredo dos jogos, explorando os eventos que ocorrem fora e para além dos jogos. Isso muitas vezes significava que os romances mais tarde seria contrariada pelos jogos e, em algumas ocasiões, eles mesmos. Uma adição notável dos romances é o caráter original Trent, que muitas vezes serviu como um misterioso por trás das cenas string- extrator que ajudaram os personagens principais. Os romances de Perry foram traduzidos e lançado no Japão com novas artes de cobertura por Wolfina. Os romances de Perry, particularmente The Umbrella Conspiracy, também fez alusão a eventos em Biohazard: The Beginning, como o desaparecimento de Billy Rabbitson e lance Brian Irons 'para executar para o Mayor. A reimpressão dos romances de Perry com o novo arte da capa começou em 2012, para coincidir com o lançamento de Resident Evil: Retribution e seu respectivo novelização.

 

Houve também uma trilogia de originais Biohazard romances no Japão. Hokkai não Yŏju ( 北海の妖獣?, lit. "The Strange Fera do Mar do Norte") foi publicado em 1998 e foi escrito por Kyu Asakura ea equipe de Flagship. Dois romances adicionais foram publicadas em 2002, à liberdade por Suien Kimura e Rose em branco por Tadashi Aizawa. Embora nenhuma tradução oficial Inglês desses romances foi publicado ainda, os dois últimos livros foram traduzidos para o alemão e publicado em 2006.

 

Novelizations de quatro dos cinco filmes; Genesis, Apocalypse, Extinção e Retribution, foram escritas por Keith RA DeCandido, enquanto Retribution foi escrito por John Shirley, embora Afterlife não recebeu uma novelização. O Genesis romance foi publicado mais de dois anos após o lançamento do filme que enquanto a Extinção romance foi lançado no final de julho de 2007, dois meses antes do lançamento do filme. Houve também uma novelização japonês do primeiro filme, não relacionado com a versão de DeCandido, escrito por Osamu Makino. Makino também escreveu dois romances baseados no jogo Resident Evil: The Umbrella Chronicles. Os livros são uma de duas partes novelização direto do jogo e foram publicados em japonês e alemão somente. O primeiro romance que foi intitulado Biohazard: The Umbrella Chronicles Lado A no Japão e Resident Evil: The Umbrella Chronicles 1 na Alemanha foi lançado em 22 de dezembro de 2007. O segundo romance que foi intitulado Biohazard: The Umbrella Chronicles Side B no Japão e Residente Evil: The Umbrella Chronicles 2, na Alemanha, foi publicado em janeiro de 2008.

 

Comicas
 

Em 1997, a Marvel Comics publicou um único-edição comic prólogo baseado no original Resident Evil, lançado através de uma oferta promocional ao lado do jogo original PlayStation.

 

Em 1998, Wildstorm começou a produzir uma série mensal da banda desenhada com base nos dois primeiros jogos intitulado Resident Evil: The Official Magazine Comic, que durou cinco questões. As quatro primeiras edições foram publicadas por Imagem, enquanto a quinta e última edição foi publicada por Wildstorm si. Cada edição foi uma compilação de histórias curtas que eram adaptações de ambos os eventos dos jogos, bem como histórias de colaterais relacionados. Como os romances Perry, os quadrinhos também explorou os eventos que ocorrem para além Resident Evil 2 (o mais recente jogo durante a publicação da série) e, assim, foram contraditas por jogos posteriores. Wildstorm também publicou um quatro-edição minissérie intitulado Resident Evil: Fire & Ice, que mostravam o calvário de Charlie Team, uma terceira equipe STARS criado especificamente para os quadrinhos. Em 2009, Wildstorm reimpresso Fire & Ice em uma coleção de bolso comércio.

 

Em Hong Kong, tem sido oficialmente aprovados Biohazard manhua adaptações de Biohazard 3 e Code: Veronica por Lee Chung Hing. O último foi traduzido em Inglês e publicado pela Wildstorm como uma série de quatro novas coleções gráficas.

 

Em 2009, Wildstorm começou a publicar uma revista em quadrinhos prequel de Resident Evil 5 , intitulado simplesmente Resident Evil, que gira em torno de dois membros originais da BSAA chamado Mina Gere e férias Sugarman. Escrito por Ricardo Sanchez e ilustrada por Kevin Sharpe e Jim Clark, a primeira edição foi publicada em 11 de março de 2009. Em 11 de novembro de 2009, o terceiro problema foi lançada eo quarto foi lançado 24 de março de 2010. O sexto e último livro foi finalmente publicado em fevereiro de 2011.

 

Ao longo dos anos, várias empresas de brinquedos adquiriram o Resident Evil licença e cada um produzir sua própria linha original de Resident Evil figuras de ação ou modelos. Estes incluem, mas não se limitando a, Toy Biz, Palisades Toys, NECA e Hot Toys.

Tokyo Marui também produziu réplicas das armas utilizadas no Resident Evil série na forma de gás blow-back de airsoft armas. Alguns modelos incluíram o STARS Beretta destaque em Resident Evil 3, eo Desert Eagle em uma edição limitada que veio com outras recordações em uma caixa de madeira, juntamente com o ouro Lugers de Code: Veronica ea pistola "Samurai Edge" do Resident Evil refazer. A outra mercadoria inclui uma bebida energética chamada "Antidote T-Virus".

 

Resident Evil Archives é um guia de referência do Resident Evil série escrita por membros do pessoal da Capcom. Foi traduzido para o Inglês e publicado pela BradyGames. O guia descreve e resume todos os eventos importantes que ocorrem em Resident Evil Zero, Resident Evil, Resident Evil 2, Resident Evil 3, e Code: Veronica. Junto com a análise trama principal, ele também contém tabelas de caracteres de relacionamento, de arte e descrições de itens e transcrições de arquivo para todos os cinco jogos. Um segundo livro Arquivos foi liberado mais tarde em dezembro de 2011 e abrange Resident Evil 4, Resident Evil 5 , os novos cenários detalhados em Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles, e o filme 2008 CGI, Resident Evil: Degeneration. O segundo volume Arquivos também foi traduzido por Capcom e publicado pela BradyGames.

 

Resident Evil restaurante temático Biohazard Cafe & Grill STARS inaugurado em Tóquio, em 2012. Halloween Horror Nights 2013, realizada no Universal Orlando, contou com uma casa assombrada intitulado Resident Evil: Escape from Raccoon City, baseado em Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis.

 

Recepção

 

Usando horror elementos, quebra-cabeças, e um monte de ação, a maioria dos jogos nas principais Resident Evil série foram lançados com críticas positivas. Alguns dos jogos, mais notavelmenteResident Evil, Resident Evil 2 e Resident Evil 4, ter sido agraciado com vários Jogo do Ano honras e muitas vezes colocada em listas dos melhores jogos de vídeo de todos os tempos.

Em 2012, Complexo classificados Resident Evil no número 22 na lista das melhores franquias de videogame. Nesse mesmo ano, G4TV chamou-lhe "uma das séries de maior sucesso na história dos jogos." A série já vendeu 62 milhão de unidades em 30 de setembro de 2014.

Gêneros: Survival horror 

Third-person shooter

Desenvolvedores: Capcom

Publishers Capcom

Criadores: Shinji Mikami

Compositores: Orquestra Biohazard

Plataformas: Dreamcast, Game Boy Color , GameCube ,Microsoft Windows, Nintendo 64, Nintendo DS, Nintendo 3DS, PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Sega Saturn, Wii, Wii U, Xbox 360, Xbox One, GameCom

Plataforma de origem: PlayStation

Primeira versão: Resident Evil
22 de março de 1996

Última versão: Resident Evil: Revelations 2
24 de fevereiro de 2015

 

 

Please reload

bottom of page