top of page

A Copa América de 2015 é a 44ª edição da Copa América, o principal internacional de futebol torneio de selecções da América do Sul, e que ocorre atualmente no Chile entre as datas de 11 junho - 4 julho de 2015. O concurso será organizado pela CONMEBOL, o futebol da América do Sul que rege corpo.

 

Uruguai são os campeões em título. Doze equipes vão competir, os dez membros da CONMEBOL e dois convidados da CONCACAF - México e Jamaica, o último dos quais competiu na Copa América pela primeira vez. O vencedor do torneio vai qualificar para a Copa das Confederações da FIFA 2017 na Rússia.

País anfitrião

 

Originalmente, era para ser hospedado pelo Brasil, como sugerido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Fevereiro de 2011, devido à política de rotação da CONMEBOL de torneios sendo mantido em ordem alfabética. No entanto, devido à organização da Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 naquele país, o Brasil decidiu contra também hospeda a Copa América. O presidente da CONMEBOL Nicolas Leoz tinha mencionado a possibilidade de o torneio ser organizado em México (apesar de este país não ser membro da CONMEBOL) como parte das comemorações do centenário da federação. Brasil e Futebol Federações do Chile discutiu a idéia de trocar em torno do fim de ser anfitriões dos 2015 e 2019 torneios. A troca foi oficializada em Maio de 2012.

 

México e Japão foram inicialmente convidados a juntar-se aos 10 países da Conmebol no torneio. Japão recusou o convite, e China foi convidado em vez disso, mas mais tarde retirou-se devido ao 2018 FIFA Copa do Mundo de qualificação (AFC) a ser realizada ao mesmo tempo. Em maio de 2014, foi anunciado que a Federação de Futebol Jamaica havia aceitado um convite para participar. 

 

Argentina, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Equador, Peru, Brasil, Jamaica (convidado), Uruguai (detentor do título), Chile (país anfitrião), México (convidado) e Venezuela.

 

O sorteio do torneio foi originalmente a ser realizada em 27 de outubro de 2014, em Viña del Mar, mas foi adiada para 24 de Novembro. As 12 equipes foram divididas em três grupos de quatro.

 

CONMEBOL anunciou a composição dos quatro potes em 10 de novembro de 2014. Pot 1 continha os anfitriões Chile (que tem sido atribuído automaticamente para a posição A1), junto com Argentina e Brasil. Os restantes nove equipes foram alocados para os outros três potes de acordo com seu Ranking Mundial da FIFA em 23 de outubro 2014 (mostrado entre parênteses). Em 23 de Novembro de 2014, foi revelado pela CONMEBOL que a Argentina eo Brasil tinha sido atribuído a posições B1 e C1, respectivamente.

 

Cada país tinha um pelotão final de 23 jogadores (três dos quais tiveram que ser goleiros) que tiveram de ser apresentado antes da data limite de 1 de Junho de 2015. 

 

O 2015 UEFA Champions League Final data de 6 de Junho causado problemas para os jogadores sul-americanos para Barcelona e Juventus. Regras internacionais da FIFA exigem clubes a liberar jogadores 14 dias antes do início de um torneio internacional, mas os jogadores destacados na final, deixando-os, no máximo, cinco dias para se aclimatar. 

 

Frente uruguaio Luis Suárez foi suspenso por todo o torneio, como ele serviu uma proibição de nove match no futebol internacional para morder zagueiro italiano Giorgio Chiellini do Uruguai durante jogo da fase de grupo final contra a Itália na Copa do Mundo da FIFA de 2014.

 

Fase de grupos
 

O cronograma dispositivo elétrico foi anunciada em 11 de novembro de 2014. 

 

A primeira rodada, ou fase de grupos, viu as doze equipes divididas em três grupos de quatro equipas. Cada grupo foi um round-robin de seis jogos, onde cada equipe jogou um jogo contra cada uma das outras equipas do mesmo grupo. As equipes foram premiadas três pontos por vitória, um ponto por empate e nenhum por derrota. As equipes de acabamento primeiro, segundo e terceiro duas equipes mais bem colocadas em cada grupo classificou para as quartas de final.

 

 

Critérios de desempate

As equipes foram classificadas nos seguintes critérios:

 

  1. Maior número de pontos em todos os jogos do grupo

  2. Diferença de golos em todos os jogos do grupo

  3. Maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo

  4. Resultado cabeça-de-cabeça (entre duas equipes apenas)

  5. Jogos decididos por sorteio (se ambas as equipas estão a jogar a última partida da fase de grupos)

  6. Sorteio realizado pelo Comitê Organizador da CONMEBOL

Todos os horários local, CLT ( UTC-3 ).

 

Bola Jogo

Em 16 de Novembro de 2014, a bola oficial [OMB] foi revelado no Estadio Nacional. O nome da bola é Cachaña Nike, que é uma gíria chilena para uma finta bem sucedida ou drible. Durante seu lançamento, o internacional chileno Arturo Vidal estava presente. A bola é projetado principalmente com o branco como a aparência principal caracterizado com aplicações de azul e vermelho, representando nação anfitriã Chile. As cores da bandeira chilena fazer uma declaração na concepção desta bola: representando o vermelho as pessoas, o azul simboliza o céu chileno, eo branco para o Andes que define tão fortemente a geografia deste país.

 

Mascote

A mascote oficial do torneio, um jovem culpeo raposa, foi inaugurada em 17 de novembro de 2014. O nome da mascote, "Zincha" (do Zorro (fox) e Hincha (ventilador)), foi escolhido pelo público sobre outras duas opções, "Andi" e "Kul".

 

Música oficial

"Al Sur del Mundo" pelo grupo chileno Noche de Brujas serviu como a canção oficial do torneio. Foi realizado durante a cerimônia de abertura da competição em 11 de junho de abertura. Ele apresenta as diferentes culturas das doze nações concorrentes.

Detalhes do torneio

País anfitriãoChile

Datas11 junho - 4 julho 2015

Equipes 12  (a partir de duas confederações)

Local (s) 9  (em oito cidades-sede)

Estatísticas da prova

Partidas jogadas 18

Gols sofridos 40  (2,22 por jogo)

Comparecimento 305.530  (16.974 por jogo)

Melhor marcador (s) Arturo Vidal
(3 gols)

Please reload

bottom of page